quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sobre consumo e prioridades

Há pessoas que não entendem que o que critico não é o consumismo. Uma roupa nova, um eletrônico novo, são coisas que fazem bem. O problema é quando você gasta quase tudo que ganha comprando isso. As pessoas vêem com maus olhos as outras consumistas. Talvez por inveja, talvez por acharem fúteis. Se investissem mais nas suas culturas e estudos, elas seriam mais felizes?

Aquele ditado é verdadeiro: A ignorância é uma benção. Dificilmente vejo pessoas assim tristes. O problema é quando suas prioridades não condizem com a realidade. Ganha-se R$1000 reais e gastam R$800 com roupas. Só se sentem bem comprando algo. Isso sim, eu chamaria de futilidade. O perigo não está nas roupas que se compra, no notebook cobiçado.... Está em priorizar demais algo que não é relevante agora ou que vá prejudicar seus planos.

A vida é assim. O planejamento engloba o curto, médio e longo prazo. É preciso equilíbrio, sem priorizar demais o curto e nem o longo.... Talvez, para algumas, há apenas o longo. O problema é quando esse longo prazo nunca chega. E ele também nunca chega para os que priorizam o curto prazo.

Meu pior texto. Enfim... agora me afogarei na piscina infantil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário